quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Uso de Mídias Sociais na Política

A internet e suas ferramentas tem facilitado a interação direta entre os eleitores internautas e seus candidatos, podendo incentivar a participação política. O contato direto com a população permite ao político fazer uma elaboração de propostas baseadas na realidade e na comunicação com o cidadão. O público pode ser segmentado de acordo com suas preferencias políticas e ideológicas. As mídias digitais permitiram o aumento das comunicações entre a sociedade e os políticos, uma vez que as redes sociais permitem o diálogo aberto entre candidato e eleitor.





Atualmente, as redes sociais minimizam a distância entre os políticos e seus eleitores. Você pode simplesmente entrar no Twitter e marcar um político no seu discurso, propondo ideias, sugestões e fazendo críticas. Com a as mídias sociais os políticos se mostram mais presente e acessíveis. No Brasil o acesso à internet, de acordo com pesquisa Ibope/Nielsen Online divulgada em fevereiro deste ano, chega a aproximadamente 67 milhões de brasileiros. Os políticos estão cientes dessa realidade, basta saber que todos os candidatos à presidência da república se utilizam de alguma mídia na internet para expor suas propostas, ouvir e aproximar-se dos eleitores. Seja por meio do microblog Twitter, sites próprios, blogs ou perfis em canais de relacionamento como o Facebook.

Para finalizar, um ótimo exemplo de Marketing Político e uso de mídias sociais foi feita por Obama nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. A campanha foi segmentada nas redes sociais, direcionando diferentes públicos-alvos. As propagandas foram massivas em diversos âmbitos das mídias sociais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário